AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS CURSOS DA MODALIDADE PRESENCIAL: ANÁLISE DO CURSO MOODLE BÁSICO PARA ALUNOS

Flávio Rodrigues de Oliveira, Josimayre Novelli, Josiane Medeiros de Mello, Annie Rose dos Santos

Resumo


Este texto trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de dados gerados junto aos acadêmicos vinculados ao curso de extensão Moodle Básico para Alunos, cujo objetivo foi analisar o uso dos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEA) nos cursos de graduação,  modalidade presencial, na concepção dos alunos matriculados em uma universidade pública do Norte do Paraná. Buscou-se, a partir da análise, apresentar os recursos e as atividades mais utilizadas na Plataforma Moodle bem como compreender como o curso de extensão em pauta pode auxiliar os acadêmicos da modalidade a distância desta instituição no acompanhamento de disciplinas realizadas via Plataforma em questão. A experiência possibilitou conhecer as peculiaridades dos estudantes que iniciaram os estudos na universidade na modalidade presencial e traçar planos para o seu engajamento nos diferentes cursos de graduação ofertados e por eles cursados com o uso das tecnologias e plataformas digitais. 

Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem, modalidades presencial e a distância, Educação a Distância.



Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

DELGADO, L. M. M. Uso da plataforma Moodle como apoio ao ensino presencial: um estudo de caso. Unpublished master thesis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2009.

MACHADO JUNIOR, Felipe Stanque. Interatividade e interface em um ambiente virtual de aprendizagem. Passo Fundo: IMED, 2008.

MOREIRA; J. A.; DIAS-TRINDADE, S. Competências de Aprendizagem e tecnologias digitais. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321753505. Acesso em: 01 de nov. de 2021.

NOVELLI, J.; OLIVEIRA, F. R.; MELLO, J. M.; & SANTOS, A. R. Os impactos da pandemia da COVID-19 nos estágios em licenciatura: avanços e desafios para os cursos de formação de professores. EmRede - Revista De Educação a Distância, v. 8, n.1, 2021. https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.739

MARQUES, Isabela Quaglia; CAETANO, Fabiana Sesmilo de Camargo. A utilização do Moodle em cursos presenciais em uma instituição de ensino superior. Revista EaD em foco, v. 4, n. 2, p. 107-123, 2014.

MINHÓS, S. A. A. P. A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas: contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional. 2015. Tese de Doutorado. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/17315. Acesso em: 01 de nov. de 2021.

OLIVEIRA, F. R.; OLIVEIRA, D. H. I.; FERNANDES, A. H. Metodologias ativas: repensando a prática docente no contexto educacional do século XXI. Revista Aproximação. v. 2. n. 3. 2020. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/6360/4326. Acesso em: 01 de nov. de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.