POLÍTICA DE EVASÃO: CAUSAS E MEIOS INOVADORES DE PREVENÇÃO DENTRO DA UEPG

Amanda Karoline Majinski de Moraes, Keli Cristina Costa e Silva, Luana Aparecida Trzaskos, Marvyn Meyer Sant'ana

Resumo


O presente artigo tem como objetivo identificar as causas da evasão dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e apresentar estratégias utilizadas dentro da instituição para a prevenção e diminuição dos índices de desistências dos alunos. Considerando a natureza da pesquisa, a metodologia utilizada foi a aplicada, quanto aos objetivos foi descritiva, de natureza quantitativa, sendo que o procedimento técnico utilizou a pesquisa documental. O resultado do estudo realizado aponta que há um conjunto de fatores determinantes para a evasão e enfatiza que a prevenção é necessária para que o público alvo tenha a oportunidade de se aperfeiçoar a partir das iniciativas pedagógicas existentes no ensino a distância.


Texto completo:

PDF

Referências


CAPELETTI, Aldenice Magalhães. Ensino a distância: desafios encontrados por alunos do ensino superior. Revista eletrônica saberes da educação. Volume 5, n° 1. São Roque, 2014.

COUTINHO, Clara Pereira; ALVES, Manoela. Educação e sociedade da aprendizagem: um olhar sobre o potencial educativo da internet. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, v. 3, n. 4, p. 206-225, 2010.

FELICETTI, V. L.; FOSSATTI, P. Alunos prouni e não prouni nos cursos de licenciatura: evasão em foco. Educar em Revista, Universidade Federal do Paraná, n. 51, p. 265–282, 2014. Citado na página 14.

GOMES, M. J. et al. Evasão acadêmica no ensino superior: estudo na área da saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research, 2010. Citado na página 14.

KAIESKI, N; GRINGS, J. A; FETTER, S. A. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do WhatsApp. RENOTE, v.13, n.2., 2015.

LOBO, M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Cadernos, v. 25, 2012. Citado 5 vezes nas páginas 14, 17, 18, 19 e 20.

NASCIMENTO, K. A. S.; CASTRO FILHO, J. A. Dispositivos móveis na educação: ensinando e aprendendo em diferentes contextos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 5. 2016, Uberlândia. Anais do XXVII SBIE... Uberlândia: [s.n], 2016.

RIBEIRO, Renata Aquino. Introdução à EaD. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

SCHIEHL, E. P.; MARTINS, L. P. R.; SANTOS, L. M. (2017). WhatsApp como uma ferramenta de apoio na construção do conhecimento de sequências numéricas no primeiro ano do Ensino Médio. Revista Tecnologias na Educação - Ano 9 nº/v.19.

UEPG, NUTEAD. Política de Enfrentamento à Evasão NUTEAD/UEPG. Ponta Grossa, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.