IMPLANTAÇÃO EMERGENCIAL DO TRABALHO REMOTO NA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO DE SC EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE ESSE CENÁRIO LABORAL EM METAMORFOSE

Helena de Freiras Ferreira, Rosmeiri Aparecida Ribeiro Ferras

Resumo


A proposta deste artigo foi entender como se deu a implantação emergencial do trabalho remoto na Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina - SEA em tempos de pandemia do vírus COVID-19, atentando para as percepções dos servidores daquele órgão frente a esse cenário laboral em metamorfose. Optou-se por uma abordagem quantitativa, no âmbito da Secretaria. Foi encaminhado por e-mail institucional e também por aplicativo de mensagem link da pesquisa a todos os servidores ativos do órgão, cerca de 519 pessoas. O questionário contou com variadas perguntas relacionadas à implementação do trabalho remoto na instituição. Embora apenas 126 servidores tenham respondido à pesquisa, o feedback foi fundamental para a elaboração desse artigo, pois permitiu ter uma boa percepção de como esses trabalhadores estão lidando e se adaptando com esse novo cenário laboral; entender como a Secretaria estava digitalmente estruturada, o que pode explicar a sua rápida adaptação ao modelo emergencial de trabalho implementado. O que mais se destacou foi a afirmação da maioria que considera que a Secretaria está, sim, preparada para o modelo de trabalho remoto/teletrabalho. Desenvolver esse trabalho foi desafiador, pois embora a temática não seja recente, as dificuldades se apresentaram na escolha dos textos de embasamento teórico, bem como na elaboração e aplicação do questionário. A pesquisa em questão é válida, uma vez que permite visualizar a estrutura do serviço público, pela perspectiva dos servidores da SEA, e é possível ter uma mostra de como as instituições públicas de SC estão se preparando e se adaptando para continuar atendendo aos cidadãos com a mesma qualidade e celeridade que a prestação do serviço público requer, mesmo em tempos de medidas restritivas de isolamento social, ocasionados pela pandemia provocada pelo coronavírus.


Texto completo:

PDF

Referências


ADERALDO, Igor Leal; ADERALDO, Carlos Victor Leal; LIMA, Afonso Carneiro. Aspectos críticos do teletrabalho em uma companhia multinacional. Cad. EBAPE.BR vol.15 no.spe. Rio de Janeiro Sept. 2017. https://doi.org/10.1590/1679-395160287

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01-13, Sem II. 2008. ISSN 1980-7031.

FILARDI, Fernando; ZANINI, Marco Tulio Fundão; CASTRO, Rachel Mercedes P. de. Vantagens e desvantagens do teletrabalho na administração pública: análise das experiências do SERPRO e da Receita Federal. Cad. EBAPE.BR vol.18 no.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2020.Epub Apr 17,2020. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395174605.

ROCHA, Cháris Martins da; AMADOR, Fernanda Spanier. O teletrabalho: conceituações e questões para análise. Cad. EBAPE.BR vol.16 no.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2018.

SAKUDA, Luiz Ojima; VASCONCELOS, Flavio de Carvalho. Teletrabalho: desafios e perspectivas. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/osoc/v12n33/a02v12n33.pdf. Consultado em 02/12/2020.

Souza, Katia Reis de; Santos, Gideon Borges dos; Rodrigues, Andréa Maria dos Santos; Felix, Eliana Guimarães; Gomes, Luciana; Rocha, Guilhermina Luiza da; Conceição, Rosilene do Carmo Macedo; Rocha, Fábio Silva da; Peixoto, Rosaldo Bezerra. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. www.scielo.br/pdf/tes/v19/0102-6909-tes-19-e00309141.pdf · Arquivo Phttps://sigio2.doe.sea.sc.gov.br/sigio/Portal/VisualizarJornal.aspx?tp=pap&cd=2690


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.