POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO NO POLO UNIVERSIDADE ABERTA NO BRASIL - DARCY RIBEIRO

Rute Mecias da Costa, Sebastião Sergio Prestes de Lima

Resumo


Ingressar em curso superior ainda é um grande desafio. Um dos grandes problemas reside na conciliação de papéis, muitas vezes, é preciso adiar o ingresso, pois outras prioridades surgirão e farão com que essa oportunidade seja adiada. O presente estudo foi realizado, no polo de apoio presencial, da Universidade Aberta do Brasil – Darcy Ribeiro, situado na cidade de Foz do Iguaçu, Pr. Propõe-se a compreender os motivos que levaram os alunos a realizar cursos de graduação e/ou pós-graduação, na modalidade a distância, ofertados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil. A pesquisa possui uma natureza quali-quantitativa, de caráter exploratório, para os procedimentos de coleta de dados os recursos utilizados foram a aplicação de um questionário por meio da plataforma Google Forms e a realização de um roteiro de entrevista semiestruturado com alunos do polo. Entre os resultados apresentados destacam-se autonomia, flexibilidade e gratuidade, além disso, os alunos participantes da pesquisa compreendem o sistema como um fator que democratiza o ensino e transforma a instituição/criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil como uma política pública educacional.


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Referências


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