PONDERAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE LOUSAS DIGITAIS EM ESCOLAS MUNICIPAIS

Thais Caroline Schavarem, Cleverson Bayer Moreira

Resumo


O avanço tecnológico tem se intensificado ao longo da última década e está cada vez mais presente no cotidiano, influenciando em diversos aspectos. Mediante esse avanço nos equipamentos e ferramentas de trabalho, muitos estão se tornando eletrônicos. A pandemia de Covid-19 alterou de diversas maneiras o funcionamento da sociedade, tendo efeitos na economia, saúde e principalmente na educação. Após analisar as escolas municipais, e com intuito de gerar engajamento de alunos e professores, sugere-se a necessidade de melhorias nas mesmas, com investimento em infraestrutura e tecnologia, o que será ênfase neste trabalho, como reflexão acerca da implantação de lousas digitais, as quais trarão benefícios tanto aos professores quanto aos alunos. O foco deste relato está na Escola Municipal do Campo São Vicente de Paula, localizada no município de Nova Tebas (PR)

Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, C. et al. Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. 5.ed.

Bilbao: Ediciones Mensajero, 2002.

AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva Editora Plátano, 2003.

ANTUNES, Juliana. Inovações e Tendências. 2016. Disponível em:

da%20Lousa%20Interativa%3A-,1.,manipular%20conte%C3%BAdos%20de%20diversas%20formas>. Acesso em: 10 de outubro de 2022.

BERMAN, P.; MCLAUGHLIN, M.W. Federal programs supporting educacional change. Vol. II:

Factors affecting change agent projects. Santa Mônica: Rand, 1975.

BLOG LYCEUM. Tecnologia e educação: Quais os desafios de implanta-la no ensino. Disponível

em: https://blog.lyceum.com.br/tecnologia-e-educacao-quais-os-desafios/ Acesso em 12 de outubro de 2022.

COTTON, J. W. Antecedentes históricos da teoria de aprendizagem. Enciclopédia Internacional da Educação. Barcelona: MEC e Vacense-Vives, 1989.

GOBATTI, Vitor. Os benefícios da lousa digital para sala de aula. 2018. Disponível em: https://movplan.com.br/blog/os-beneficios-da-lousa-digital-para-sua-sala-de-aula/. Acesso em 24

de setembro de 2022.

REVISTA APROXIMAÇÃO — VOLUME 04. NÚMERO 09. — JUL-DEZ 2022

ISSN: 2675-228X — GUARAPUAVA - PARANÁ - BRASIL

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisas Qualitativas: Tipos Fundamentais. Revista de Administração

de Empresas. São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29 Mai./Jun. 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf〈=pt. Acesso em 24 de setembro de

LARNER, D., TIMBERLAKE L.(1995). Teachers with limited computer knowledge: variables affecting use and hints to increase use. The Curry School of Education, University of Virginia.

LUNA, Braulio. Sequência Básica na Elaboração de Protocolos de Pesquisa. Conferência. São

Paulo, Arq. Bras. Cardiol volume 71, (nº 6), 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abc/a/

nGZdPqsrpXJjDqCmmwbLDmJ/?format=pdf〈=pt. Acesso em 10 de outubro de 2022.

MOVPLAN. Lousa digital preço: Dúvidas frequentes sobro uso escolar e funções interativas. Disponível em: https://movplan.com.br/blog/lousa-digital-preco-duvidas-frequentes-sobre-o-

-uso-escolar-e-funcoes-interativas/. Acesso em 24 de setembro de 2022.

KLIEMANN, Marciana Pelin. A lousa digital em sala de aula: A tecnologia como meio de

aprendizagem. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_ped_unioeste_silvaniateresinhamachadodebrito.pdf.

Acesso em: 24 de setembro de 2022.

VERASZTO, E. V., SILVA, D., MIRANDA, N. A. de., SIMON, F. O. Tecnologia, buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, 7, p. 60-85, 2008


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.