DESIGN INSTRUCIONAL: PERSONALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Rozilene Reis Bomfim da Silva, José Ives Ferreira de Souza Júnior, Maria Conceição Moraes de Araújo, Albérico Luiz Oliveira Lima

Resumo


 

A criação de um ambiente virtual de aprendizagem, através da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), deve ser pautada, organizada, interativa e articulada, de modo que contribua com os materiais do processo de ensino-aprendizagem que serão utilizados pelos estudantes no decorrer de um curso na modalidade EaD. Diante disso, este artigo tem por objetivo apresentar as potencialidades do design instrucional como instrumento mediador e colaborativo na construção de material didático para a Educação a Distância (EaD). A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica em torno da temática sobre design instrucional, a partir dos aportes de Filatro (2008, 2010), Moran (2020), Simão Neto e Hesketh (2009), Silva e Spanhol (2014), entre outros. Os resultados desta pesquisa apontam que, em um processo educativo, o design instrucional é uma ação sistemática que permite a mediação pedagógica e dinâmica do processo de ensino-aprendizagem, seja na modalidade presencial ou a distância, fornecendo recursos necessários para a construção e/ou reconstrução das aprendizagens humanas.

 

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


ARTY, David. O que é Design? Designer ou Design: qual a diferença? Chief of design, 5 de novembro de 2020. Disponível em: Acesso em: 05 de jan. 2022.

BARREIRO, Rommulo Mendes Carvalho. Um Breve Panorama sobre o Design Instrucional. Em foco-Revista Científica em educação a Distância. Rio de Janeiro–RJ, v.6 n.º 2, p. 61 – 75 2016. Disponível em: < file:///C:/Users/pc/AppData/Local/Temp/375-Texto%20do%20artigo-1976-1-10- 20160826.pdf> Acesso em: 04 de jan. 2022.

BRASIL. Decreto n.º 5.622, regulamenta o art. 80 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em: . Acesso em: 16 dez. 2021.

COELHO, Luiz (org.). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2011.

FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. 3 ed.

São Paulo: Senac, 2010.

_______ Design instrucional, na prática. São Paulo: Pearson, 2008.

GODOY, Fábio. Como fazer design instrucional? 4 etapas essenciais? 15 de agosto de 2021. Blog EaD Plataforma. Disponível em: Acesso em: 25 de jan. 2022.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MORAN, José Manuel. O Que é Educação a Distância, 2002. Disponível em: < http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/94590002/5963037/O_que_educ ao_a_distancia%5B1%5D.pdf >. Acesso em: 19 jan. 2022.

RODRIGUES, Paloma Alinne Alves; RODRIGUES, Luciana Mendonça, DIAS, Lúcia Carvalho Moreira. Do design instrucional fixo ao contextualizado: análise de um curso de pós-graduação oferecido na modalidade a distância, 2014. Disponível em: > file:///C:/Users/pc/Downloads/761-3071-1-PB.pdf > Acesso em: 26 jan. 2022.

ROMISZOWSKI, Alexander; ROMISZOWSKI, Lina P. Retrospectiva e Perspectivas do Design Instrucional e Educação a Distância: Análise da Literatura, Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. v. 3, n. 1, 2005. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2022.

SERAFIM Maria Lúcia; SOUSA Robson Pequeno de. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. SciELO Books, Campina Grande, EDUEPB, 2011.p. 19 – 50, 2008. Disponível em: < https://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-02.pdf> Acesso em: 03 de fev., 2022.

SILVA, Aline Freitas da; ALMEIDA, Marcelina das Graças de. A dimensão social do design sustentável como estratégia para o trabalho do designer na EaD. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.

SILVA, Andreza R. Lopes da SPANHOL, Fernando José. Design instrucional e construção do conhecimento. Jundiaí, SP: Paco, 2014.

SIMÃO NETO, Antônio; HESKETH, Camile Gonçalves. Didática e design instrucional.

C uritiba, PR: IESDE, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.