INTELIGÊNCIA SUSTENTÁVEL: AGENDA 2030 PARA ACADÊMICOS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ

João Angelo Pires da Silva, Scheyla Joanne Horst, Mariane Satie Honda Padilha, Bruna Duffeck dos Santos, Eduardo Lemes Schlemm, Amanda Ampessan Cavali

Resumo


Este relato de experiência apresenta o Inteligência Sustentável, curso online criado no formato MOOC (Massive Online Open Course) e tendo como público-alvo os acadêmicos das sete Universidades Estaduais do Paraná. O projeto promoveu a sua primeira oferta no ano de 2022. O texto apresenta a concepção da formação, o contexto da temática no Estado, as parcerias estabelecidas, os resultados obtidos e reflexões sobre a divulgação e engajamento dos participantes em relação à Agenda 2030. Outro viés é a relação da iniciativa com o ODS 4, no que diz respeito à educação inclusiva, que é impulsionada em iniciativas de educação aberta. Com a implementação deste projeto, busca-se fortalecer a conscientização sobre os desafios e objetivos da Agenda 2030, capacitando os estudantes para se tornarem agentes de mudança, preparados para enfrentar os problemas globais e contribuir para um futuro mais sustentável.

Texto completo:

PDF

Referências


BARREIRO, Rommulo Mendes Carvalho. Um Breve Panorama sobre o Design Instrucional. EaD em Foco. v. 6, n. 2. p. 62-75, 2016. Disponível em https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/375/187. Acesso em

BASTOS, R. C.; BIAGIOTTI, B. MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-9, 2014. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50333 . Acesso em: 08 abr. 2022.

FLORES, S.; FASSBINDER, M.; BARBOSA, E. Um estudo sobre Evasão nos MOOCs da Escola Virtual. Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo. 2020.

FORNO, J. P.; KNOLL, G. F. Os MOOCS no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 3, p. 178-194, set./dez., 2013. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2705. Acesso em: 08 abr. 2022.

KNUPPEL, M. A. C.; HORST, S. J. H.; GALVÃO, G.; SILVA, J. A. P.. MOOCs e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: uma experiência para a aprendizagem ao longo da vida. Anais do CIET:EnPET e CIESUD:ESUD. Universidade Federal de São Carlos. 2022.

LICON. Plataforma de Livre Conhecimento. Instituições Parceiras; Parceria Unicentro, UVPR, Seti e YAH. Inteligência Sustentável. 2022. Disponível em: https://licon.unicentro.br/. Acesso em: 25 abr. 2023.

MATTAR, J. Aprendizagens em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Revista Digital Tec-cogs, São Paulo, v.18, n.7. p. 20-40, jan-jun. 2013. https://revistas.pucsp.br/teccogs/article/view/52846/0. Acesso em: 07 abr. 2022.

OECD (2021). A territorial approach to the Sustainable Development Goals in Paraná, Brazil. OECD Regional Development Papers. No. 17. OECD Publishing. Paris. https://doi.org/10.1787/a24b52a5-en

ONU (2016). Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf . Acesso em: 24/05/2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.