A EDUCAÇÃO JESUÍTICA E AS INFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Adalgisa da Silva Pacheco, Sheila Fabiana de Quadros

Resumo


O presente trabalho de pesquisa busca analisar, respectivamente, a pedagogia como artesã quanto à visão de mundo do indivíduo, bem como sua visão histórica, e consequentemente, sua disposição na sociedade; analisar acerca dos conteúdos pragmáticos que eram trabalhados no período colonial Brasileiro, bem como suas metodologias – esta que, mesmo sem nenhuma “pretensão” aparente, ajuda na formação de ideias e ideais quando vistas à longo prazo e somadas a ideologias pedagógicas atuantes no período. Por fim, este texto busca, através de todas as premissas analisadas, entender de um ponto de vista crítico, como o começo da educação aos moldes metodológicos jesuítas impactaram a visão histórica que a educação contemporânea exprime. Dessa forma, através de uma metodologia qualitativa, no que tange a expansão da influência jesuíta em sua historicidade; e qualitativa quanto à analise da história, metodologia e currículo jesuíta. A análise busca fazer um recorte dessa pedagogia aplicada no período de colonizaçao brasileira, para pontuar os traços desta nas políticas educacionais nos demais períodos da história educacional que as seguiram.

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