A LUDICIDADE COMO PROCEDIMENTO DIDÁTICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Suelen Cavalcante Mathias, Angelo Juliano Carneiro Luz

Resumo


A ludicidade tem origem no Latim, onde “ludus” significa jogo. As atividades lúdicas são aquelas que desenvolvem na criança suas capacidades através de brincadeiras que utilizam, por exemplo, a imaginação e a fantasia. O ensino lúdico não se resume apenas a brincadeiras, mas também na utilização de metodologias que estimulem a criatividade, o raciocínio e a imaginação dos alunos, assim os professores tem o poder de transformar a matéria em brinquedo ou brincadeira, deixando as aulas mais inovadoras. O presente artigo tem como problemática de que maneira está sendo oportunizada a ludicidade para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que se oferta e o que se espera das crianças? Como objetivo pretende-se demonstrar a importância do trabalho lúdico como procedimento didático de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visto que em muitas escolas o momento da “brincadeira” vai diminuindo a medida que a criança vai avançando na escola. Para tanto em um primeiro momento, será abordado sobre a caracterização da ludicidade e em seguida discute-se a importância de se trabalhar de forma lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar as respostas a problemática em questão a elaboração desse artigo utilizar-se-á da metodologia de pesquisa bibliográfica, a fim de garantir que os dados encontrados sejam coerentes com a realidade.

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