SUPERANDO OS DESAFIOS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL

Geizebel Viana Ribeiro Rodrigues, Sheila Fabiana de Quadros

Resumo


O objetivo deste trabalho foi o de apresentar a rápida evolução que a tecnologia tem proporcionado criando novas oportunidades de aprendizado, transformando as práticas educacionais consideradas tradicionais Novas tecnologias, como as TDICs, inteligência artificial, realidade virtual e aprendizado adaptativo, têm o potencial de criar experiências de aprendizado mais dinâmicas, personalizadas e atrativas. Este artigo parte de uma pesquisa teórica sobre autores que discutem a temática a partir de uma abordagem qualitativa. O objetivo principal é apresentar a importância das TDIC’s nos espaços educacionais amplos, observadas as condicionalidades para tal feito. Além disso, garantir a inclusão digital, proporcionando acesso igualitário à tecnologia para que todos os alunos possam se beneficiar das novas ferramentas educacionais. Conclui-se que para que as TDIC’s se incorporem à educação como processo formativo, existe a necessidade de Políticas educacionais e governamentais que promovam a coerência no acesso à tecnologia, sendo de fundamental importância para garantir que a tecnologia na educação seja utilizada como uma ferramenta para promover a equivalência, e proporcione oportunidades iguais de aprendizado, valorizada a perspectiva de que o professor é sempre o principal promotor do processo de aprendizagem.

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