O XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A UTILIZAÇÃO DO LICHES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO.

Paulo Sergio Negri, Peterson Lessnau Viana

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar o papel do xadrez na Educação Física escolar a partir de uma perspectiva ampliada, que valoriza não apenas o desenvolvimento motor, mas também as dimensões cognitivas, sociais e afetivo-emocionais do aluno. A pesquisa é de caráter bibliográfico e exploratório, fundamentada em autores que discutem a função pedagógica do jogo e o currículo escolar. Além disso, aborda-se o uso da plataforma digital Lichess como recurso inovador no ensino e 

aprendizagem do xadrez em ambiente escolar em duas turmas do quinto ano do Ensino Fundamental I na cidade de Curitiba. Conclui-se que o xadrez, especialmente quando mediado por tecnologias educacionais, pode contribuir 

significativamente para a formação integral dos estudantes, promovendo o 

raciocínio lógico, a socialização, o respeito às regras e a inclusão de alunos com diferentes habilidades. 

Palavras-chave: Xadrez; Educação Física; Tecnologia educacional; Lichess.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BETTI, M.; ZULIANI, L. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes

pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física, v.1. p. 43-56, 2002.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física brasileira. Movimento, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 83-104, 2003.

COSTA, L. M.; ALMEIDA, R. F. O xadrez como ferramenta de desenvolvimento social na escola. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 12, n. 1, p. 45-58, 2020.

CURITIBA. Currículo do Ensino Fundamental: Educação Física. Curitiba: SME, 2019.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FERREIRA, A. R. O impacto do xadrez no desempenho escolar: uma análise com alunos do ensino fundamental. Revista Educação em Foco, v. 17, n. 2, p. 92-105, 2012.

KUNZ E. Didática da Educação Física 2. 4 ed. Ijuí: Unijuí, 2017.

LICHESS. Plataforma online de xadrez gratuito e de código aberto. Disponível em: ttps://lichess.org. Acesso em: 09 abr. 2025.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PEREIRA, J.A.A.; RODRIGUES. M. A. A Avaliação do processo de ensino e

aprendizagem do jogo de xadrez no ensino fundamental. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v.3, n.22. Santa Maria: 2024.

SILVA, T. S. Jogos intelectuais na escola: o caso do xadrez. São Paulo: Cortez, 2017.

SILVA, W. Xadrez e Educação: Contribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico. Curitiba: UFPR, 2012

SILVA, W. Xadrez para Todos: A Ginástica da Mente. Curitiba: UFPR, 2015


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.