Disclosure ambiental das empresas do setor de biocombustíveis com ações listadas na BOVESPA: análise das demonstrações financeiras do período de 2004 a 2008

Maíra Melo de Souza, Rogério João Lunkes, Vivian Osmari Uhlmann

Resumo


Este estudo objetivou identificar as características do disclosure ambiental das empresas pertencentes ao setor de biocombustíveis, bem como das informações a respeito da atuação dessas companhias no mercado de energia renovável. Para tanto, a amostra escolhida integrou as empresas de capital aberto listadas na BOVESPA, com classificação no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, que publicaram Demonstrações Financeiras Padronizadas - DFPs no período de 2004 a 2008. A identificação das informações de caráter ambiental teve como base uma estrutura conceitual adaptada para a análise das mesmas. Os resultados mostram uma tendência maior em utilizar o Relatório da Administração para a divulgação de informações ambientais com evidência declarativa e conotação positiva. Em quantidade menor, as informações comunicadas através das Notas Explicativas possuíam sentido neutro ou, ainda, negativo. A demonstração financeira mais utilizada pelas empresas analisadas para informar sobre a política de uso dos biocombustíveis foi, novamente, o Relatório da Administração.


Palavras-chave


Evidenciação ambiental; características; biocombustíveis; energia renovável. Lei nº. 11.097/05.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.