A relação dos consumidores com as empresas: avaliação da importância e recompensa dos consumidores pela postura empresarial ética e socialmente responsável

Vera Lúcia da Silva Ventura, Magda Sales Pinho, Guilherme Jacob Rigolon, Dirceu da Silva

Resumo


O comportamento ético e socialmente responsável é recorrente nos negócios empresariais e há uma tendência de que os consumidores passem a escolher seus produtos pela observância das empresas. O presente estudo busca analisar as relações dos consumidores com as empresas e objetiva rever as escalas usadas nas pesquisas, reavaliar a relação causal entre os constructos citados e comparar os seus resultados com os de Urdan (2001). A revisão das escalas foi feita pela identificação dos conceitos sobre ética empresarial, que permitiram fazer uma nova estruturação da escala, pela revisão de especialistas. Testou-se a relação causal em um modelo de dois constructos (IMPOETIC e RECOETIC), tal como o trabalho citado. As escalas foram aplicadas em uma amostra de 500 alunos universitários. Os dados foram tratados por meio do método de modelagem de equações estruturais com método de estimação ULS (Unweighted Least Square - Mínimos Quadrados Não Ponderados). Os resultados confirmaram que o comportamento ético da empresa influencia decisivamente a propensão do consumidor em adquirir produtos da empresa, pois o coeficiente de caminho (path coefficient) se mostrou com valor elevado (0,94), indicando que se a teoria é adequada, há uma relação causal entre os dois constructos para os sujeitos da amostra considerada.


Palavras-chave


Ética empresarial; Responsabilidade Social; Decisão de Compra

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.