Os modelos Technology-Push e Demand-Pull e as estratégias de organizações ambidestras: a adoção de inovações tecnológicas por empresas brasileiras

Marlete Beatriz Maçaneiro, João Carlos da Cunha

Resumo


O objetivo do estudo é analisar a adoção de inovações em produtos e/ou processos por empresas brasileiras, sob a luz dos modelos technology-push e demand-pull, verificando-se a adoção da estratégia de organizações ambidestras. A metodologia é caracterizada como uma pesquisa descritiva e exploratória, por meio de dados quantitativos, com tratamento qualitativo. Os dados utilizados para a análise foram os disponibilizados pelo IBGE, na Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica – PINTEC, do período de 1998 a 2008. Na análise dos dados, pode-se inferir que houve maior tendência a adoção de inovações oriundas de demanda de mercado, mas não se ignora totalmente a influência de fatores de base científica. Considera-se até mesmo certa interação entre oportunidade de mercado e aquisição de novos conhecimentos, além da criação de capacidade tecnológica, características essas que identificam as empresas ambidestras.

Palavras-chave


Inovações tecnológicas; Technology-push; Demand-pull; Organizações ambidestras

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.