Qual posicionamento de marketing adotar: customização ou massificação?

Luiza Guimarães Santos, Paulo Eduardo Moledo Palombo

Resumo


A partir do desafio que a empresa P.H.D. tinha para se diferenciar das outras empresas concorrentes no Jogo, a área de Marketing possuía duas alternativas a seguir: adotar a estratégia de customização do produto ou de massificação; investindo respectivamente mais em P&D ou mais em Marketing, já que os recursos financeiros eram escassos, como no próprio mercado. Usando como base teórica os conceitos de posicionamento de produto apresentados por Kotler e Armstrong (2006), Campomar e Ikeda (2006), Mattar et al (2009) e os aprendizados através dos casos de sucesso e fracasso estudados, discutiremos neste artigo os possíveis posicionamentos que uma empresa pode adotar, tendo a sustentabilidade como objetivo final. Através da análise quantitativa com base nos dados primários gerados pelo simulador organizacional e pelos dados qualitativos do comportamento dos integrantes do grupo da própria empresa coletados pela autora, pode-se concluir que neste ambiente simulado a estratégia vencedora que proporcionou a P.H.D. resultados superiores ao final do jogo foi a massificação do produto, com altos investimentos em Marketing, grande escala de produção, utilização de turnos de trabalhos e de toda a capacidade produtiva.


Palavras-chave


Posicionamento de Marketing; customização e diferenciação; jogos de empresas.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.