Satisfação da qualidade de vida no trabalho dos professores de Arte da rede escolar no interior do Paraná

Amanda Caico Collares de Lima, Silvio Roberto Stefano, Marcia Aparecida Zampier

Resumo


A preocupação com a qualidade de vida no trabalho é um tema estudado desde a década de 1970, porém, ganhou maior relevância na atualidade e vem se tornando uma ferramenta importante para as organizações, pois é a partir do bem-estar do indivíduo em seu ambiente de trabalho que se é possível obter melhores resultados, satisfação e motivação dos funcionários. Este estudo teve como objetivo principal identificar os níveis de satisfação com a qualidade de vida no trabalho dos professores de arte da rede escolar de um município do interior do Estado do Paraná, Brasil, bem como a percepção sobre prática docente e trabalho. O estudo foi baseado em pesquisa de campo exploratória e quantitativa, a qual foi realizada no mês de abril de 2010 e teve uma amostra de 31 professores. Os resultados obtidos apontaram índices de satisfação parcial para algumas variáveis de QVT nos aspectos organizacionais e biológicos e insatisfação parcial em alguns itens dos aspectos sociais e psicológicos. Apontou-se também algumas sugestões para as escolas, tais como: investimento em políticas que visem ao completo bem-estar de seus docentes e satisfação de suas necessidades em relação à QVT e investimento nos aspectos sociais e psicológicos.

Palavras-chave


Qualidade de vida no trabalho; Prática docente em arte; Satisfação no trabalho

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