O Rumo do Marketing Verde nas Organizações: Conceito, Oportunidades e Limitações.

Rodrigo Navarro Xavier, Patrícia Chiconatto

Resumo


A postura ética e consciente de uma empresa ou indivíduo, desperta o interesse mais significante com relação às suas responsabilidades sociais e ambientais, contribuindo dessa forma com a sustentabilidade do meio ambiente. Sendo este fator um aliado importante no mercado, o marketing verde surge como mecanismo de apoio condizente com as práticas ambientais dentro das organizações. Uma parcela significativa de empresas em todo o mundo têm sido rápidas em aceitar conceitos como sistemas de gestão ambiental e minimização dos impactos ambientais que integram as questões ambientais em todas as suas atividades organizacionais. Uma área da gestão onde as questões ambientais têm recebido uma grande discussão frente à população é o marketing. À medida que diversos mercados ficam mais transparentes para consumidores conscientes ambientalmente, a busca da sustentabilidade deixa de ser uma escolha para as organizações e se torna uma condição de sobrevivência, afetando todos os processos dentro da empresa, inclusive o marketing. A maioria da população acredita que o marketing ambiental se refere exclusivamente à promoção ou publicidade de produtos com características ambientais. Porém, o Marketing Verde ou Ambiental consiste em uma visão mais conceitual das atividades de marketing, buscando satisfazer as necessidades humanas de modo que as satisfações destas necessidades ocorram gerando impacto mínimo ao meio ambiente. O presente artigo tem como objetivo apresentar os termos e conceitos de marketing verde, discutir a importância da cultura verde nas organizações e examinar algumas das razões pelas quais as organizações estão adotando um marketing verde como filosofia, além de mencionar alguns dos problemas mais comuns relacionados com a utilização do marketing verde.

A postura ética e consciente de uma empresa ou indivíduo, desperta o interesse mais significante com relação às suas responsabilidades sociais e ambientais, contribuindo dessa forma com a sustentabilidade do meio ambiente. Sendo este fator um aliado importante no mercado, o marketing verde surge como mecanismo de apoio condizente com as práticas ambientais dentro das organizações. Uma parcela significativa de empresas em todo o mundo têm sido rápidas em aceitar conceitos como sistemas de gestão ambiental e minimização dos impactos ambientais que integram as questões ambientais em todas as suas atividades organizacionais. Uma área da gestão onde as questões ambientais têm recebido uma grande discussão frente à população é o marketing. A maioria da população acredita que o marketing ambiental se refere exclusivamente à promoção ou publicidade de produtos com características ambientais. Porém, o Marketing Verde ou Ambiental consiste em uma visão mais conceitual das atividades de marketing, buscando satisfazer as necessidades humanas de modo que as satisfações destas necessidades ocorram gerando impacto mínimo ao meio ambiente. O presente artigo tem como objetivo apresentar os termos e conceitos de marketing verde, discutir a importância da cultura verde nas organizações e examinar algumas das razões pelas quais as organizações estão adotando um marketing verde como filosofia, além de mencionar alguns dos problemas mais comuns relacionados com a utilização do marketing verde.

 


Palavras-chave


Marketing Verde, Conceitos, Problemas, Práticas Sustentáveis, Meio Ambiente



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