Turismo de base local: fatores críticos de sucesso

Veronica Garcia Lucchetti, Xavier Font

Resumo


Este trabalho é resultado de avaliação de uma iniciativa do Turismo de Base Local (CBT) no Peru, pela companhia de turismo GAP Adventures e sua fundação, a Planeterra. O objetivo foi determinar se isso está incrementando melhorias na vida dos participantes e da comunidade, utilizando-se da análise do impacto, do método de implementação e viabilidade comercial do projeto. Num nível mais profundo de análise procurou-se compreender os fatores críticos de sucesso para esta iniciativa, quais sejam: as ligações com o setor privado; a proximidade com o mercado de turismo; a criação de produtos atraentes e competitivos; a lucratividade; a vontade da comunidade para se engajar-se no turismo, e; a implementação de um processo de monitoramento e avaliação. Considerou-se que a análise de projetos neste nível mais profundo ajudará tomar decisões mais informadas sobre os projetos de CBT podem ser viáveis, se a comunidade estiver apoiada por doadores, com chances de sobrevivência financeira.


Palavras-chave


Turismo de Base Local; Avaliação; Viabilidade; Desenvolvimento; Projeto de Turismo Comunitário

Texto completo:

PDF PDF (English)


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.