Vantagens Competitivas Sustentáveis na Indústria Cervejeira: o Caso das Cervejas Especiais

Rafael Stefenon

Resumo


Importantes mudanças socioeconômicas, demográficas e culturais, bem como o papel desempenhado pela desobstrução dos fluxos de informações propiciada pela consolidação do processo de globalização dos mercados, têm impactado o comportamento do consumidor e transformado os padrões de consumo em termos gerais. Estas transformações nos padrões de consumo têm influenciado a conduta do setor produtivo que, ao interpretar os sinais emitidos pela demanda, tem se reinventado em termos de posicionamento estratégico. Diante deste contexto, o presente trabalho busca interpretar o fenômeno das cervejas especiais e suas implicações para a dinâmica competitiva da indústria cervejeira à luz da análise de posicionamento estratégico e da visão baseada em recursos, teorias, estas, que buscam explicar o processo de apropriação de vantagens competitivas sustentáveis. O estudo conclui que, apesar de atuarem em um mercado altamente concentrado, a trajetória ascendente e sustentada do fenômeno das cervejas especiais tem gerado ótimas oportunidades às microcervejarias; aliás, é possível interpretar tal fenômeno como uma possibilidade factível de reversão da tendência de concentração da renda gerada pelo setor.

Palavras-chave


padrão de consumo, competitividade, indústria cervejeira.

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