Orçamento participativo (OP) após vinte anos de experiências no Brasil: mais qualidade na gestão orçamentária municipal?

Valdemir Pires, Larissa De Jesus Martins

Resumo


O artigo consiste numa análise da produção de dissertações e teses sobre Orçamento Participativo (OP) nos programas de pós-graduação do Brasil (a partir dos dados do Banco de Teses da CAPES), no período 2000-2009, explicitando-se a evolução do número de trabalhos, suas filiações institucionais e as áreas de conhecimento em que se enquadram. Conclui-se que o Orçamento Participativo continua sendo pouco avaliado, entendido e explicado em termos de sua dimensão técnica orçamentária-financeira, apesar de duas décadas de experimentação e análise dessa metodologia de gestão orçamentária no Brasil. Destaca-se a importância da compreensão desse aspecto do OP, por meio de novos estudos.


Palavras-chave


Finanças Públicas; Orçamento Público; Gestão Orçamentária; Orçamento Participativo; Governo Local; Participação Popular

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.