As cooperativas agroindustriais do setor de carne em face dos resultados empresariais e da sustentabilidade socioambiental: reflexões em perspectiva estratégica.

Marcia Cristiane Gruba, Ivan de Souza Dutra, Maristela Ribeiro de Melo Stock

Resumo


Este ensaio originou-se de uma pesquisa empírica realizada na Cooperativa Agroindustrial Aliança de Carnes Nobres Vale do Jordão – COOPERALIANÇA, e tem como objetivo refletir se cooperativas desse mesmo setor utilizam ações de sustentabilidade econômica socioambiental como estratégias para seus negócios, ou se elas são utilizadas como estratégias preponderantes pelo ambiente, e até que ponto podem conciliar ou atender às necessidades de resultados organizacionais em face da competitividade e da sustentabilidade. Para este trabalho, foram estudadas três cooperativas agroindustriais do setor de corte que possuem alianças estratégicas com produtores, frigoríficos e varejo e uma aliança composta por associação de produtores, frigorífico e varejo. Realizou-se uma revisão de conteúdo base deste estudo teórico, utilizando análises empíricas e conceitos centrais de estratégia empresarial, o foco principal da estratégia está na escola ambiental, cooperativas de carne e sustentabilidade econômica socioambiental. Em termos gerais o estudo analisou aspectos legal, sanitário e comercial. Algumas discussões foram realizadas em estudos de cooperativas agroindustriais que atuam no setor de carne, como se comportam diante das obrigações legais e ações de sustentabilidade.

Palavras-chave


Cooperativas Agroindustriais; Estratégia e Sustentabilidade Econômica Socioambiental

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.