Mensuração do Resultado Econômico e do Custo Por Atividade no Terceiro Setor: um estudo de caso em creche de atendimento a filhos de catadores de materiais recicláveis em São Paulo.

Jaime Crozatti, Danilo André Fuster, Rafaela Silva Marion, Talita Andrioli Panico

Resumo


A Lei das OSCIPs – Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - possibilitou maior aproximação do governo com as Organizações Não Governamentais – ONG – que passaram a contar com mão-de-obra especializada com maior nível de qualificação. Os volumes de atividades desenvolvidas nestas entidades, bem como sua diversidade e complexidade, passaram a ser consideradas estratégicas, exigindo de seus dirigentes maiores efetividades na gestão. Neste contexto, o modelo de gestão passou a considerar, então, o custo e o valor agregado das atividades desenvolvidas, como relevante aspecto para garantir sua continuidade. Este trabalho apresenta modelo de mensuração e de informação do custo das atividades e do resultado econômico para a gestão de uma instituição de ensino infantil do terceiro setor. Trata-se de um estudo de caso de ONG conveniada com a Prefeitura Municipal de São Paulo - PNSP, que presta relevante serviço social no atendimento de menores entre 3 e 10 anos de idade. O estudo permitiu entender os processos de gestão e educacionais da entidade possibilitando o conhecimento do custo por atividade, por turma e por aluno, e o valor agregado pela atividade desenvolvida, ou seja, seu resultado econômico. Estes dados são diferenciais imprescindíveis da qualidade na gestão pública, uma vez que são essenciais para a avaliação de desempenho com vistas a aumentar o nível de eficiência no uso dos recursos públicos. Há melhores condições de sucesso da parceria entre a PMSP e a ONG, haja vista o conhecimento detalhado do custo e do valor agregado nos processo internos da entidade.


Palavras-chave


Contabilidade de custos, terceiro setor, gestão de custos, resultado econômico no terceiro setor, valor agregado no terceiro setor

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.