Processo ou Ações de Ecoeficiência em Empresas da Cadeia Produtiva Agroindustrial da Suinocultura na região de Toledo - Paraná, Brasil

Antônio Pedroso, Flávio Augusto Cella-de-Oliveira, Ivan de Souza Dutra, João Francisco Morozini

Resumo


 

Neste estudo destaca-se a temática da Ecoeficiência como agregadora de valor econômico aliado à redução e otimização do consumo de recursos naturais do ambiente. A partir de então, buscou-se investigar empresas que estão no aglomerado de negócios da região de Toledo, estado do Paraná, Brasil, atuantes da cadeia produtiva agroindustrial da suinocultura. No referencial teórico, temas como desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, sustentabilidade organizacional, modernização ecológica, e os aglomerados de negócios, que convergem para entendimento de Ecoeficiência. A pesquisa de campo foi caracterizada como exploratória, apoiada em uma abordagem qualitativa,  pelo método de estudo de caso, em que a coleta de dados foi por entrevistas semiestruturadas e de maneira pessoal. Foram entrevistados dirigentes de quatro empresas produtoras e industrializadoras de suínos, cooperativas ou do gênero, com o especial interesse na introdução de inovações tecnológicas que minimizassem os impactos ambientais decorrentes da atividade. Os principais resultados apontam para a existência de ações de Ecoeficiência, mas muitas das ações de caráter ambiental ocorreram devido a imposições legais. Em relação aos vínculos existentes entre empresas, verificou-se uma programação de longo prazo,  o que aproximaà  indícios de auto-organização do aglomerado de negócios como uma característica encontrada nos Clusters de Negócios.

 


Palavras-chave


Ecoeficiência, cadeia agroindustrial de suínos, sustentabilidade e organizações.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.