A formação da COOPERCONLAR: A perspectiva dos cooperados na constituição da cooperativa da construção civil de Laranjeiras do Sul

Izamara Oliveira Ferreira, Sergio Luis D'Oliveira, Luciana Santos Kava, Joelma Santos Horts

Resumo


 

O cooperativismo é a união dos trabalhadores, visando o desenvolvimento econômico e social, pautado na participação democrática, na solidariedade, na independência e autonomia. O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa realizada com os membros da Cooperativa dos Profissionais da Construção Civil de Laranjeiras do Sul- COOPERCONLAR que trouxe como objetivo identificar o perfil do associado, e quais as aspirações dos mesmos em relação à formação da cooperativa. Assim como, expor informações que possibilitem uma reflexão se o cooperativismo torna-se uma alternativa viável em um setor que se caracteriza como altamente individualizante (rendimento normalmente é referente a produção por eficiência individual). A metodologia de pesquisa escolhida constituiu-se em uma investigação exploratória, descritiva com levantamento de dados. O instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário estruturado, com questões objetivas e semi-estruturadas, aplicadas com todos os membros da cooperativa, ou seja, os 21 trabalhadores associados. Dessa forma, pode-se perceber que os trabalhadores são, em geral: 1º. jovens; 2º. Casados; 3º. tem um baixo nível de escolaridade; e 4º. dispunham de uma baixa renda. Sendo predominantemente pedreiros, com alguns anos de experiência no setor da construção civil, e normalmente gostam da profissão, estando satisfeitos com a mesma. Observou-se que esses profissionais decidiram participar da cooperativa, pois acreditam no sucesso dessa organização, compreendendo que o cooperativismo consiste na união dos trabalhadores organizados com objetivos comuns. Dessa forma, identificou-se que há uma expectativa de ampliação em seus ganhos financeiros, assim como, objetivam ampliar o grau de formalização de suas atividades profissionais. A cooperativa se encontra em fase inicial e busca se consolidar dentro do segmento no município. Os profissionais esperam, ainda, ter acesso e participar de cursos e treinamentos que ocasionarão em um aprimoramento técnico e uma melhoria nas condições de trabalho.


Palavras-chave


Cooperativismo, Construção Civil, Escolaridade, Remuneração e Aperfeiçoamento

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.