A economia solidária na estratégia do desenvolvimento sustentável: Um estudo na 18º FEICOOP e 7ª feira do Mercosul de Santa Maria – RS

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Élio Sérgio Denardin, Lisandra Taschetto Murini, Lourdes Maria Staudt Dill

Resumo


Diante das mudanças econômicas e sociais ocorridas em todo o mundo nas últimas décadas, uma grande massa de desempregados foi obrigada a optar pelo trabalho informal e com o propósito de transformar essa realidade, criando uma nova lógica preocupada com o ser humano, com a preservação do meio ambiente e com a sustentabilidade, surge a Economia Solidária. Nesse sentido, o estudo tem por objetivo compartilhar os resultados da 18º FEICOOP e 7ª Feira do Mercosul realizada na cidade de Santa Maria – RS na perspectiva dos expositores. A metodologia adotada foi uma pesquisa de campo, de caráter quantitativo, do tipo descritivo, sendo aplicada através de uma entrevista estruturada em uma amostra composta por 575 empreendedores presentes na referida Feira. Entre os resultados, foi possível constatar que os expositores estão satisfeitos com a infraestrutura do local, com a comunicação entre os organizadores e empreendimentos, bem como a afluência entre empreendimentos e público presente no evento. De modo geral, verificou-se que os empreendedores avaliam a Feira como um evento positivo no que se propõe, servindo de um meio eficaz de visualizar esse novo tipo de economia.

Palavras-chave


Desenvolvimento Sustentável; Economia Solidaria; Inclusão Social;

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.