O caso de uma empresa de cosméticos: A influência da sustentabilidade nas vendas dos produtos

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Juliana Velasquez de Medeiros, Élio Sérgio Denardin, Lisandra Taschetto Murini

Resumo


Após muitos anos de destruição dos recursos naturais existentes, as empresas estão buscando uma “identidade verde” que demonstre a sua preocupação com o meio ambiente e com os ecossistemas. Sabe-se que a sustentabilidade está intimamente ligada à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Assim, a melhor forma de aliar lucratividade à preservação do planeta é vender a ideia de produtos que não poluam o meio ambiente, que beneficiem comunidades menos favorecidas e que promovam a sustentabilidade e a responsabilidade social. Neste sentido, este artigo pretende investigar o impacto do desenvolvimento sustentável praticado por uma empresa de cosméticos em relação às vendas e de que forma esta prática influencia as suas consultoras. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se de natureza quantitativa, quanto aos objetivos do tipo descritiva, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, composto por treze perguntas fechadas, aplicado nas consultoras em uma reunião do grupo. Como resultados, verificou-se que apesar da sustentabilidade ser um tema bastante atual, ele ainda não é explorado da forma como poderia pelas consultoras, pois as mesmas ainda não sabem agregar este valor às suas vendas.

Palavras-chave


Sustentabilidade; Responsabilidade Social; Marketing Social.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.