O perfil das dissertações do programa multiinstitucional e inter-regional de Pós-Graduação em ciências contábeis UNB/UFPB/UFPE/UFRN.

Wenner Glaucio Lopes Lucena, Paulo Roberto Nobrega Cavalcante, Luciana Batista Sales

Resumo


O objetivo deste artigo foi o de traçar o perfil das dissertações defendidas no Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN/UFPE, no período de 2002 a 2006. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é descritiva, quanto ao tipo; bibliográfica e documental e de levantamento ou survey, quanto aos procedimentos. A amostra empregada foi constituída das 102 dissertações defendidas no período e as variáveis analisadas foram: demografia de autoria das dissertações; a sua estrutura; as conclusões; as referências bibliográficas; e as informações relevantes. Quantos aos principais resultados, constatou-se: o número do gênero masculino é superior ao do gênero feminino; o núcleo Brasília é o que formou mais mestres, o prof. César Tibúrcio foi o que mais orientou; a área contabilidade financeira é a mais procurada; o tipo de pesquisa é o empírico; a maioria das dissertações não apresenta limitações do estudo; a técnica estatística mais utilizada está relacionada com os testes não-paramétricos; nas referências verificou-se a preferência por livros nacionais e periódicos internacionais. Os achados deixam evidentes a qualidade acadêmica e o grau de exigência do programa.


Palavras-chave


Ciências Contábeis. Pós-Graduação. Educação.



Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.