Gestão do conhecimento no ensino superior: Um estudo com acadêmicos do curso de administração

Denise de Cuffa, Claudio Antonio Rojo, Gilmar Ribeiro de Mello

Resumo


O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos acadêmicos do curso de Administração quanto às práticas de gestão do conhecimento no ensino. Desta forma, este estudo caracterizou-se como pesquisa quantitativa, sendo utilizado como instrumento para a coleta de dados o questionário, estruturado e baseado na escala de Likert de 10 pontos. O mesmo foi aplicado aos acadêmicos do curso de graduação em Administração do 1º, 2º, 3º e 4º ano da Unioeste campus Francisco Beltrão/PR, sendo que a coleta dos dados ocorreu por conveniência. Para auxiliar no processo de tratamento dos dados utilizou-se a técnica estatística denominada análise de cluster, com o método Between Groups e a distância quadrática. Tal procedimento foi realizado com o auxílio do software estatístico SPSS (versão PASW 18). Assim, verificou-se que o uso de linguagem clara, bom convívio entre as pessoas, utilização diversificada de ferramentas e meios para o processo de criação e compartilhamento de experiência, investimento em infraestrutura influenciam na existência do processo de gestão de conhecimento no ensino superior, fazendo com que a IES possa gerar como resultado à sociedade o acadêmico melhor capacitado.


Palavras-chave


Aprendizagem; Cenário; Ensino Superior; Gestão do Conhecimento.



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