Análise comparativa dos indicadores de desempenho dos municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon no período de 2009 a 2012

Karin Letícia Mariani, Clara Silvana Hein, Loreni Maria dos Santos Braum, André Fernando Hein

Resumo


 

Por meio da avaliação de desempenho de indicadores da gestão pública é possível analisar a eficiência e eficácia das contas públicas de um município. O objetivo do artigo é realizar uma análise comparativa dos indicadores de desempenho dos municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon - Paraná no período de 2009 a 2012, a fim de verificar se a variação dos indicadores é maior no final do mandato. A fundamentação teórica trata da estrutura tributária, contabilidade pública, orçamento público, planejamento governamental e avaliação de desempenho. A metodologia utilizada foi o estudo multi caso realizado nas demonstrações contábeis dos municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon - Paraná. O estudo revelou que no último ano de mandato vários indicadores (Orçamentários, Financeiros e Patrimoniais) tiveram variação para mais. Porém, os que mais afetam a população são os indicadores gerais onde se constatou que os positivos tiveram aumentos significativos do ano de 2009 até 2012, tanto em Toledo, quanto em Marechal Cândido Rondon, já em relação aos indicadores Gerais negativos, analisando-os sob a ótica do contribuinte, pode-se perceber que em Marechal a população desembolsou mais, enquanto que os contribuintes de Toledo tiveram uma redução. De forma geral observou-se que os contribuintes tiveram melhoria na saúde, educação e foram realizadas obras de infraestrutura como asfalto, parques, praças, etc. Em contrapartida, os contribuintes pagaram mais impostos, taxas e contribuição de melhoria, e ainda, com serviços de coleta e transporte de lixo, entre outros.


Palavras-chave


Análise. Desempenho. Municípios.



Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.