Segmentação dos consumidores a respeito dos produtos orgânicos

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Danilo Moraes de Oliveira, Arthur Caldeira Sanches, Dario de Oliveira Lima-Filho

Resumo


Em vista da crescente preocupação com a mudança de hábitos alimentares para algo mais saudável, o presente estudo tem o objetivo de segmentar os consumidores a respeito dos produtos orgânicos na cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Mais consumidores tem buscado por este tipo de produto para a dieta de sua família, influenciados pela mídia especializada e popular, por profissionais da saúde, ou até mesmo por amigos. A literatura mostra como principais razões para o consumo de produtos orgânicos a saúde pessoal, a qualidade do produto e o interesse em torno da degradação do meio ambiente. Assim, esta pesquisa foi feita com caráter quantitativo-descritivo, utilizando questionário estruturado, aplicado numa amostra de 400 pessoas, com 18 anos ou mais, na zona urbana do município de Campo Grande-MS. Para análise dos dados, foi feito Teste Qui-quadrado e Análise de Cluster, sendo identificada a formação de dois grupos de segmentação: os consumidores e os não-consumidores de produtos orgânicos, no entanto, ambos com percepções semelhantes sobre os produtos orgânicos, e foram apresentados os perfis socioeconômicos predominantes em cada grupo.

Palavras-chave


Produtos orgânicos. Percepção do consumidor. Análise de Cluster.



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