Representações sociais de poder em entidades de classe patronal

Flávio Ramos, Cledir Orlandi, Micheline Ramos de Oliveira

Resumo


O comércio é uma das atividades econômicas mais importantes do país, pois este segmento corresponde a 67% do PIB nacional. O objetivo deste estudo é analisar as representações sociaisde poder em entidades de classe patronal do comércio no oeste catarinense. Esta pesquisa decorre do paradigma interpretativista, que entende que a realidade é construída por interpretações do real feita pelas pessoas nos contextos sociais que ocorre. O método de pesquisa que se utilizou foi a fenomenologia, e optou-se pela abordagem qualitativa de natureza descritiva e exploratória. A técnica de coleta utilizada foi a entrevista com roteiro semi-estruturado e a análise dos dados foi realizada através da análise do discurso. A pesquisa teve um ângulo de abordagem social e político e as relações de poder estabelecidas se revelam a partir dos diferentes depoimentos analisados. As representações sociais reveladas pelos entrevistados compõem a história de suas vidas e podem proporcionar subsídios que auxiliam na reflexão sobre o tema, bem como contribuir para o campo de conhecimento das organizações.


Palavras-chave


Representações sociais. Poder. Culturaorganizacional



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