PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO POR MEIO DE CONSULTORIA

Raquel Adriana Pin Gafuri, Cláudio Antonio Rojo, Marcio Nakayama Miura

Resumo


Diante das rápidas mudanças impostas pelo mercado, mesmo as pequenas empresas necessitam estar preparadas e isso torna relevante a elaboração de um planejamento estratégico. Este estudo indica o acompanhamento de uma consultoria externa para diagnosticar os problemas e propor melhorias, tendo por base ferramentas de análise do ambiente interno e externo ao negócio a fim estabelecer um posicionamento, traçar objetivos e definir como estes serão alcançados. Em uma abordagem qualitativa, objetivo proposto neste estudo de caso foi diagnosticar e apresentar propostas de intervenção por meio de consultoria que contribua para a formatação de um planejamento estratégico para uma empresa atuante no ramo de boutique de calçados e acessórios femininos localizadas no oeste do estado do Paraná. O relato trouxe contribuições de uma visão externa da gestão e do relacionamento interpessoal propondo melhorias aos processos, contribuições no sentido de indicações para pesquisas futuras que instigue outros pesquisadores e consultores ao interesse em investigar problemas das pequenas empresas e propor melhorias.


Palavras-chave


Consultoria; Planejamento Estratégicos; Intervenção



Direitos autorais 2017 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.