Mapeamento Conceitual do Balanced Scorecard no Ensino Superior

Cleber Augusto Pereira, Neimar Sousa Pinto Pereira, Renato Pereira Monteiro

Resumo


O tema central do estudo é a utilização do Balanced Scorecard (BSC) nas universidades. Os objetivos principais foram descrever as aplicações do BSC nas universidades, identificando as técnicas, métodos e metodologias utilizadas. Este estudo procura responder às seguintes questões de partida: Como o BSC tem sido aplicado nas universidades? A aplicação do BSC pode ser integrada com a Gestão do Conhecimento ou outras métricas? Utilizou-se como instrumento de intervenção a metodologia de revisão sistemática de literatura nas bases de dados da ISI of Web - Currents Content Connect e Scopus, com a aplicação de um protocolo de pesquisa que permite a réplica por outros pesquisadores. O protocolo de pesquisa baseou-se em uma adaptação de métodos de revisão de literatura para aplicação nas áreas de ciências sociais (TRANFIELD; MOUCHEL, 2002; TRANFIELD; DENYER; SMART, 2003; SAUR-AMARAL, 2011). Aplicou-se um mapa conceitual para a representação visual dos achados. Evidenciou-se, na aplicação do BSC nas universidades, que a abordagem voltada para o desempenho tem sido relacionada com a quarta perspectiva do modelo padrão, levando-se em consideração a intensa atividade dos ativos intelectuais intangíveis na produção do conhecimento. Como resultados são apresentados os mapas conceituais com técnicas, métodos e tecnologias utilizadas conjuntamente com o BSC na busca de adaptações à alta atividade intelectual.

Palavras-chave: Balanced Scorecard. Gestão do Conhecimento. Mapa conceitual. Universidades. 


Palavras-chave


Balanced Scorecard; Gestão do Conhecimento; Mapa conceitual; Universidades



Direitos autorais 2015 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.