Qualidade de serviços: uma análise na livraria X no contexto físico e virtual

Gabriela Silva Pires, Janine Silva do Nascimento, Nelsio Rodrigues de Abreu

Resumo


Um dos setores de maior destaque no crescimento econômico nacional é o de serviços, o qual tem se evidenciado também em estudos que tratam a qualidade de serviços. Além de organizações físicas, a qualidade do serviço para lojas online tem ganhado força nestes últimos anos. Este artigo teve como objetivo mensurar a qualidade do serviço presencial e online da livraria X considerando a loja física na cidade de João Pessoa como também a loja
virtual disponível para toda rede mundial de computadores, a internet. Utilizou-se a aplicação das escalas SERVQUAL para a loja física e E-S-QUAL para a loja online. Para análise dos dados, foram calculadas estatísticas descritivas, análise fatorial com suas medidas (KMO, MSA e teste de esfericidade), teste de hipótese de igualdade de duas proporções e de uma proporção. Para validação interna do construto foi utilizada a medida de fidedignidade Alpha de Cronbach. Assim, os resultados obtidos, apontam que para os consumidores participantes
da presente pesquisa o serviço da livraria X tanto da loja física quanto da virtual, possui, de maneira geral, boa qualidade, especialmente nos quesitos segurança e privacidade, respectivamente.


Palavras-chave


Qualidade de serviços; Ambiente físico e virtual; Mensuração



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