Criatividade no ensino superior: uma análise da percepção dos discentes sobre as práticas dos docentes

Loreni Maria dos Santos Braum, Hérmani Magalhães Olivense do Carmo, Eduardo Vimercati de Sá

Resumo


A criatividade está presente em diversas atividades desenvolvidas no dia a dia, sendo fundamental para a criação de novas soluções para problemas. Acredita-se que o ensino superior é a etapa da formação dos indivíduos em que a criatividade aliada ao conhecimento teórico impulsione o surgimento de ideias inovadoras, assim o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos discentes de diferentes cursos superiores sobre as práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior utilizando o Inventário de Práticas Docentes. A base teórica trata das características da criatividade, das estratégias para estimular a criatividade e medidas de criatividade no ensino superior. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, por meio de um survey aplicado aos alunos de duas instituições de ensino superior (IES) privadas, localizadas na região Oeste do Estado do Paraná. Os resultados evidenciaram que o modelo proposto conseguiu explicar a criatividade das Práticas Docentes utilizadas nas IES analisadas uma vez que a validade convergente foi alcançada por meio da análise da maioria dos itens,  os indicadores de Validade Interna (AVE, Alpha de Cronbach e Confiabilidade Composta ficaram adequados. Além disso, na análise dos crossloadings para a Validade Discriminante os resultados foram significantes o que demonstra que o modelo estrutural final resultou em um bom ajuste para a aplicação da pesquisa onde os Coeficientes de Determinação (R²) apresentou um ajuste 0 e 1.


Palavras-chave


Criatividade. Ensino Superior. Práticas Docentes.



Direitos autorais 2016 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.