A CRISE ECONÔMICA DE 2015 NAS NARRATIVAS CONTÁBEIS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA INVESTIGAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE IMPRESSÕES NOS RELATÓRIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Danielle Penido Teixeira, Marlon Mendes Silva, Samuel de Oliveira Durso, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha

Resumo


O objetivo do presente artigo foi identificar se a recessão econômica vivenciada em 2015 foi utilizada nos Relatórios da Administração das companhias brasileiras como justificativa para o desempenho obtido no ano. A plataforma teórica que norteou o estudo baseia-se, principalmente, na teoria do gerenciamento impressões. Nesse contexto, para atingir o objetivo proposto, foram analisados os Relatórios da Administração das empresas que compõem o índice IBRX 50 da BM&FBOVESPA, ou seja, das 50 companhias com maior negociação no mercado de capitais brasileiro. A partir das informações apresentadas nos Relatórios da Administração dessas instituições para os anos de 2014 e 2015 foi possível classificar as justificativas para o desempenho obtido em: i) fatores externos à entidade e ii) fatores internos à entidade. Como principais resultados do estudo, foi possível identificar que a atribuição a fatores internos esteve presente no discurso de 19 entidades em 2014 e em 16 entidades em 2015. Já os fatores externos foram atribuídos como causas exclusivas dos desempenhos das entidades apenas no exercício social de 2015 e em 8 dos casos analisados. Pôde-se observar, ainda, que das empresas que obtiveram um resultado maior em 2015 quando comparado a 2014, 82,3% atribuíram esse desempenho a fatores internos, enquanto que das empresas que obtiveram um resultado inferior em 2015, quando comparado a 2014, 40% atribuíram esse desempenho a fatores externos.

Palavras-chave


Crise Econômica; Gerenciamento de Impressões; Relatório da Administração.



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