INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: ANÁLISE SOBRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG

Graciele Lima Sampaio, Débora Gomes Machado, Alexandre Costa Quintana, Paulo Roberto da Cunha

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo identificar se há relação entre as inteligências múltiplas de Gardner e as características dos graduandos em: ciências contábeis, administração de empresas e ciências econômicas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (idade, curso, gênero, iniciante/concluinte). Por meio de uma pesquisa de campo, descritiva e de cunho quantitativo. Utilizou-se a técnica de correlação canônica para análise dos dados. Obteve-se 182 respostas dentre os três cursos pesquisados e os principais resultados apontam que a inteligência lógico-matemática se destacou no curso de ciências contábeis, a interpessoal e a intrapessoal no curso de administração de empresas e a linguística destacou-se no curso de economia. Os resultados indicam que há relação entre os dois conjuntos de variáveis estudadas, na função canônica 1, estatisticamente significativa ao nível de 95%, o poder de explicação é considerado moderado, e as variáveis inteligência lógico-matemática e gênero possuem a maior influência dentre as variáveis estudadas na quantidade de explicação do modelo. Para pesquisas futuras recomenda-se a inclusão de novos cursos e variáveis, a fim de refinar o modelo e aumentar a força da associação, também a realização de estudos que desenvolvam metodologias de ensino que ampliem as inteligências múltiplas.


Palavras-chave


Inteligências Múltiplas; Estudantes de Graduação; Ensino Superior.



Direitos autorais 2017 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.