O PROCESSO DA ESTRATÉGIA SOB A VISÃO DOS DECISORES

Paulo Gustavo da Silva, Afranio Galdino de Araújo, Larissa Mayara da Silva Damasceno, Francisco Antônio Serralvo

Resumo


O objetivo do presente trabalho é constatar se há relação entre o pensamento, formulação e mudança estratégica e o nível acadêmico, hierárquico e tempo no cargo dos decisores da CAERN (Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte). A abordagem teórica é realizada com os seguintes pontos: O processo de formação da estratégia (Pensamento estratégico; Formulação da estratégia; Mudança estratégica). O estudo é de caráter exploratório descritivo. Para a tabulação e análise dos dados, utilizou-se um programa estatístico em que foi adotada a técnica de análise fatorial, e verificou-se a confiabilidade da escala de Likert utilizada no questionário através do teste Alfa de Cronbach e análise de Spearman a fim de constatar a correlação das variáveis e proporcionar uma abordagem quantitativa à pesquisa. A partir das análises dos resultados do estudo, constatou-se que, das hipóteses levantadas, apenas uma se mostrou coerente com a realidade dos profissionais responsáveis pela estratégia organizacional da empresa: Há correlação entre a formulação estratégica e o nível acadêmico dos decisores. Conclui-se que o nível de formação acadêmica é importante e influencia diretamente no processo da formulação estratégica. Na organização em estudo o conhecimento dos gestores interfere na formulação estratégica.


Palavras-chave


Estratégia; Pensamento; Formulação; Mudança; Decisores.



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