Análise do processo de compras do setor público dos principais municípios de Santa Catarina

Analysis of the purchasing process of the public sector of the municipalities with the greatest population of the state of Santa Catarina

GILVANE SCHEREN, JOCIMAR VAZOCHA WESCINSKI, RODRIGO BARICHELLO

Resumo


A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de compras do setor público das dez cidades mais populosas do Estado de Santa Catarina, apresentar as modalidades de licitação utilizadas e o montante de valores homologados, e suas correlações ocorridas nos anos de 2012 a 2015. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e a coleta dos dados aconteceu no site do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), no período entre junho e julho de 2016. As informações dos processos de compra coletados são referentes aos anos de 2012 a 2015, das dez cidades mais populosas do Estado de Santa Catarina. Utilizou-se o software Excel® e a análise fatorial para tratamento e análise dos dados. Como resultados, observou-se um grande crescimento dos procedimentos de licitação homologados e transmitidos ao TCE-SC e que o pregão presencial e pregão eletrônico são as modalidades que mais tem se destacado nos últimos anos. Na análise fatorial verificou-se que as modalidades licitatórias têm mais em comum com cada um dos municípios estudados corresponde a modalidade de concorrência, e as compras públicas sem licitação: a dispensa de licitação e inexigibilidade de licitação.




Direitos autorais 2017 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.