Métodos de acompanhamento e previsão da receita pública: um estudo de caso no município do Recife

Methods of monitoring and public revenue forecasting: a case study in the municipality of Recife

MARIA EDUARDA DA SILVA ALMEIDA, GLEIDSON RAMOS FERREIRA

Resumo


Para garantir o pleno funcionamento do Estado, o poder público necessita arrecadar recursos para custear seu funcionamento, e com o advento da Lei nº 4.320/64 e da Lei de Responsabilidade Fiscal, a obrigatoriedade de orçamentos bem equilibrados tem sido essencial para um bom desempenho das gestões públicas. Nesse sentido, considerando o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) como o principal tributo de arrecadação própria do município do Recife, este estudo teve como objetivo avaliar modelos alternativos mais acurados de previsão da arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) na Prefeitura do Recife. Para evidenciar este propósito, serviram de suporte matemático os modelos de Tendência Linear e a Modelagem Auto-regressiva, a partir de séries históricas, concernentes ao período de janeiro de 2007 a dezembro de 2016. Após a aplicação dos modelos, foi constatada a capacidade preditiva dos mesmos. Dentre os quais, o Auto-regressivo demonstrou ser o mais preciso. Dos resultados auferidos, observou-se que a aplicação de modelos baseados em séries temporais pode transformar-se em um instrumento consistente para a fixação de receitas orçamentária em função de sua capacidade preditiva.


Palavras-chave


Imposto sobre serviços de qualquer natureza. Séries temporais. Previsão.

Texto completo:

PDF HTML XML

Referências


ARAÚJO, I. ARRUDA, D. Contabilidade Pública, da Teoria à Prática. São Paulo: Ed. Saraiva, 2004.

BRAGA, M. C. de A. S.H. F. Gestão democrática no Recife: o uso do Orçamento Participativo como parâmetro de análise. Humanae, v.1, n.2, p.37-54. 2008

BRASIL. Constituição Federal do Brasil. 31. ed. Organizado por Antônio Luiz de Toledo Pinto, Márcia Cristina V. S. Windt e Lívia Céspedes. São Paulo: Saraiva, 2003.

COSTA, W. Tributos Finalísticos Uma Leitura Constitucional. Salvador, 2013.

CARDOSO, C.R., et al. Contribuição do Planejamento Orçamentário. Revista BrasCardio Invasiva;18(1):62-7, 2010.

CORRAR, L.J., &TEÓPHILO, C.R. Pesquisa Operacional para Decisão em Contabilidade e Administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

DEBUS, I., & MORGADO, J.V. Orçamento Público. Brasília, 2000.

FERREIRA, G. R. Mensuração de desempenho de processos no setor público: um estudo de caso na divisão de cálculos da procuradoria geral do estado de Pernambuco. Dissertação apresentada ao PPGC da UFRPE, Recife, dezembro, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

KOHAMA, Hélio. Contabilidade Pública. São Paulo: Atlas, 2003.

MAGALHÃES, E. A. OLIVEIRA, T. B. A.WAKIM, V. R. FARONI W. Análise da evolução da despesa orçamentária em uma instituição de ensino superior: o caso da universidade federal de viçosa (ufv). In XXIII Congresso Brasileiro de Custos. Ipojuca-PE, 2016.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

RICHARDSON, R.J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2008.

SANTOS, J.H.V. Considerações Acerca Dos Métodos Dedutivo E Indutivo. São Paulo, 2008.

SILVA, L.M. Contabilidade Governamental: Um Enfoque Administrativo. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SILVA, P.M., WEIDER, W. O planejamento não trata apenas das decisões sobre o futuro, mas questiona qual é o futuro das decisões que as organizações tomam. Revista GUAL, Florianópolis, v. 5, n. 4, p. 209-227, Edição Especial. 2012.

SOUZA, T.P. Estatística – Teoria e Aplicações. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

YIN, R.K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.




Direitos autorais 2018 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.