Marketing de relacionamento: estudo sobre a ferramenta em empresas do varejo e da prestação de serviços

Relationship marketing: study about the tool in companies of retail and services provision

VANESSA DE CAMPOS JUNGES, DYESSICA GIACOMOLLI

Resumo


Esse artigo teve o objetivo analisar a compreensão que as empresas têm sobre o marketing de relacionamento e como desenvolvem estratégias voltadas a ele. Em termos de enfoque metodológico, o trabalho se configura como sendo de natureza descritiva, caracterizando-se em uma pesquisa qualitativa, onde foram desenvolvidos multicasos. Para isto, foram realizadas entrevistas em seis empresas, dividas no setor de prestação de serviços e varejo. Os resultados da pesquisa revelaram que as empresas compreendem o que é marketing de relacionamento, o desenvolvem, e o resultado tem sido significativo. Conclui-se assim, que a ferramenta é relevante e pode ser melhor utilizada, principalmente no setor de prestação de serviços, no qual as empresas não apontaram realizar atendimento diferenciado.


Palavras-chave


Marketing de relacionamento. Estratégias de marketing de relacionamento. Fidelização. Clientes.

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