Relacionamento interorganizacional em uma rede de malharias: a visão dos empresários para a sua continuidade

Interorganizational relationship in a knitwear network: the businessmen's vision for its continuity

Ana Carolina Velozo, Juliane Sachser Angnes, Marcos Castro

Resumo


As redes interorganizacionais são consolidadas, normalmente, tendo como objetivo principal o compartilhamento de algumas práticas por meio do estabelecimento de relações colaborativas que conectarão umas empresas às outras em uma rede. Isto ocorre visando melhores retornos econômicos, bem como o alcance de metas comuns e o aumento da vantagem competitiva. Porém, a manutenção de uma rede de empresas ao longo do tempo não é um processo de fácil efetivação, considerando os obstáculos presentes no mercado e os fatores que podem interferir no relacionamento interorganizacional existente. Assim, levando em conta estes aspectos, a pesquisa ora realizada discute o relacionamento existente entre as empresas participantes de uma rede de malharias, além das práticas compartilhadas por elas. Esta rede de malharias teve uma diminuição considerável no número de parceiros, e por isso o estudo identifica como ocorreu tal redução e a perspectiva futura da organização. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco dos vinte e dois empresários associados à rede, que posteriormente foram analisadas pelo método de análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados foram: o relacionamento de coopetição, a partilha do ambiente e da elaboração da feira, a diminuição dos parceiros devido aos retornos econômicos e a perspectiva de continuidade da rede.


Palavras-chave


Redes interorganizacionais, Relacionamento interorganizacional, Diminuição de redes, Perspectiva de redes.

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