A administração de uma organização escolar a partir da Gestão Integrada da Escola (GIDE) em uma unidade escolar pública do Estado do Rio de Janeiro

The administration of a school organization from the Integrated School Management (GIDE) in a public school unit of the State of Rio de Janeiro

Ellen Oliveira de Menezes, Janaína Machado Simões

Resumo


As políticas públicas educacionais constituem o marco legal e traçam diretrizes para a administração escolar. Assim, em 2011, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro propôs a implantação do modelo da Gestão Integrada da Escola (GIDE), que buscava o acompanhamento da gestão e ao atingimento de metas estabelecidas em cada unidade escolar. Diante disso, esta pesquisa possui como objetivo analisar a administração de uma organização escolar a partir da GIDE em uma Unidade Escolar pública do estado do Rio de Janeiro. Para isso, a fundamentação teórica contempla, em um contexto amplo, a administração das organizações escolares, concepções de gestão escolar e principais políticas públicas educacionais. Através da análise de conteúdo dos dados coletados, foi possível verificar que a administração de uma organização escolar a partir da GIDE ocorreu com a mediação do Agente de Acompanhamento de Gestão Escolar e tem como dimensões centrais as vertentes administrativa e pedagógica.

Palavras-chave


Administração Pública; Gestão Escolar; Gestão Integrada da Escola

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