Gestão fiscal responsável através da implantação de um departamento de controladoria

Clenilson José Alves de Almeida, Marinês Taffarel, Willson Gerigk

Resumo


Diante das novas regras de gestão, impostas aos administradores públicos pela Lei Complementar nº 101/2000, de 04/05/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, o presente trabalho vem propor, através de levantamento bibliográfico e do estudo de caso do Município de Rebouças, localizado no Estado do Paraná, a criação, implantação e operacionalização, dentro de sua estrutura administrativa, de um Departamento de Controladoria, visando a (com o auxílio de um sistema de informações gerenciais, sob sua orientação e controle, e se valendo das informações geradas pelo Departamento de Contabilidade) analisar, interpretar e disponibilizar informações claras, objetivas e tempestivas aos gestores municipais, tanto da administração direta como da indireta, com o intuito de atingir o controle e adequação, preconizados pela Gestão Fiscal Responsável.

Palavras-chave


Controladoria; Administração pública; Contabilidade

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