Análise comparativa entre o projeto político pedagógico do curso de ciências contábeis, de uma universidade estadual do Paraná e os requisitos para o concurso de auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil

Eduardo Alves Gomes, Glaucia Daniela Dias, Deisy Cristina Corrêa Igarashi, José Braz Hercos Junior

Resumo


O curso de Ciências Contábeis proporciona aos seus egressos um leque de atividades que podem ser desenvolvidas por um profissional da área, mas pesquisas realizadas têm evidenciado uma demanda pela área pública. Este estudo tem por objetivo realizar uma análise comparativa entre o projeto político pedagógico (PPP) do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Estadual do Paraná e os requisitos para o concurso de auditor fiscal da receita federal do Brasil, com vistas a observar se o PPP contempla os itens previstos no concurso. A proposta deste estudo se deve a uma pesquisa realizada entre os acadêmicos do curso, a qual evidenciou que uma parcela significativa dos discentes possui interesse pela área pública, em especial no concurso objeto de análise. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, fez uso de pesquisa bibliográfica, documental e observação participante. Como resultado da análise dos elementos, observou-se que o PPP vigente no curso objeto de estudo, apresenta elementos que podem no máximo atingir uma pontuação aproximada de 119 pontos, a qual é inferior a pontuação mínima relativa às áreas de conhecimento Conhecimentos Específicos I e II, que juntas totalizariam aproximadamente 142 pontos, quando desconsiderada a área Conhecimentos Gerais.


Palavras-chave


Projeto político pedagógico; ciências contábeis; auditor fiscal.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.