O ensino da contabilidade geral: um estudo sobre as abordagens metodológicas adotadas no Brasil

The teaching of basic accounting: a study of the methodological approaches adopted in Brazil

Leila Aparecida Scherer Weiss, Roberto Francisco de Souza, Sergio Moacir Fabriz, Silvana Anita Walter

Resumo


 

Neste estudo buscou-se compreender como se constitui o ensino em contabilidade geral nos cursos de graduação de Ciências Contábeis no Brasil. Como base teórica exploraram-se as escolhas pedagógicas e metodológicas e o desenvolvimento desta disciplina no país. Realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com 29 professores da disciplina, totalizando 1397 minutos, aproximadamente 23 horas e 30 minutos de gravação o que gerou 272 páginas transcritas. No processo de análise de dados da pesquisa foi empregado o software Atlas/Ti e realizada análise de conteúdo das categorias de análise. Como resultados, contatou-se que há concentração de mestres e doutores nas regiões sudeste e sul do país, em contrapartida, nas demais regiões, sobretudo nas regiões centro-oeste e norte existem poucos doutores, os quais possuem mestrado e doutorado em áreas correlatas a contabilidade. Verificou-se também, que a maioria dos docentes que lecionam a disciplina de contabilidade geral ou básica no Brasil, adotam a abordagem de ensino tradicional, resultando em escolas rígidas; alunos passivos; aulas expositivas; autoritarismo; exercícios; funções claramente definidas; professores como protagonistas; transmissor do conhecimento, o que pode vir a acarretar em alunos, que são apenas receptores de conhecimentos, comparecem em sala de aula para escutar e fazer provas.

 

     

Palavras-chave


Ensino em Contabilidade; Abordagens Educacionais; Estratégias de Ensino

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100

BRASIL. Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em Ciências Contábeis http://portalcfc.org.br/wordpress/wpcontent/uploads/2013/01/Proposta_Nacional_de_Conteudo.pdf

BRASIL. Resolução 1.373, de 08 de Dezembro de 2011. Regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção ou restabelecimento de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC)

BRASIL. Lei 12.249, de 11 de junho de 2010. Dispõe sobre a obrigatoriedade do Exame de Suficiência em Contabilidade.

BRASIL. Resolução CNE/CES 10, de 16 de Dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional

BRASIL. Resolução 853, de 28 de Julho de 1999. Institui o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em CRC.

BEHRENS, Marilda. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 80, n. 196, p. 383-403, Set./Dez..1999.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BUGARIM, Maria Clara Cavacante et al. Análise Histórica dos resultados do exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Revista de Contabilidade e Controladoria, V.6, n.1, p. 121-136, 2014.

BUGARIM, Maria Clara Cavalcante et al. O desempenho dos profissionais de contabilidade no exame de suficiência do CFC: uma análise de conglomerados. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 8, n. 22, 2014

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE – CFC. Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Brasília, CFC, 2013.

DA SILVA, Denise Mendes; DE OLIVEIRA NETO, José Dutra. O impacto dos estilos de aprendizagem no ensino de contabilidade. Contabilidade Vista & Revista, v. 21, n. 4, p. 123-156, 2011.

DEMO, Pedro. Conhecimento e vantagem comparativa. O público e o privado - Nº 5 –

Janeiro/Junho – 2005.

LAFFIN, Marcos. O professor de contabilidade no contexto de novas exigências: um entendimento do trabalho como categoria para aprender a pratica do ensino em contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, n. 127, p.20-32, jan./fev. 2001.

MARION,J.C. O ensino da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1996

MARION,J.C. O ensino da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2001

MARION,J.C. Metodologia de ensino na área de negócios. São Paulo: Atlas, 2006.

MAZZIONI, Sady. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 2, n. 1, p. 93-109, 2013.

MIZUKAMI, Maria da graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. 119p.

MOLINA, Fábio Sanches. Metodologia do Ensino da Contabilidade Geral: algumas considerações. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, v. 30, n. 129, maio/jun. 2001.

NASCIMENTO, Claudinei de Lima. Qualidade do ensino superior de ciências contábeis: um diagnóstico nas instituições localizadas na região norte do Estado do Paraná. Base – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 2, n. 3, p. 155-166, 2005.

PELEIAS, Ivam Ricardo et al. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista de Contabilidade e Finanças–USP, São Paulo, Edição, v. 30, p. 19-32, 2007.

SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. In: Integração. v. XI, n. 40, p. 19-31, Jan./Fev./Mai. 2005.

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Metodologia da Pesquisa aplicada à contabilidade. São Paulo: Atlas,2003.

SILVA, Denise Mendes da. O impacto dos estilos de aprendizagem no ensino de contabilidade na FEA-RP/USP. 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0022.html




Direitos autorais 2021 Leila Aparecida Scherer Weiss, Roberto Francisco de Souza, Sergio Moacir Fabriz, Silvana Anita Walter

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.