Nível de sustentabilidade do território da Cantuquiriguaçu/Pr

Sustainability level of the Cantuquiriguaçu/Pr territory

Juliane Cardoso, Deise Maria Bourscheidt, Ceyça Lia Palerosi Borges, Elder Antonio Tomassevski

Resumo


A ideia de Desenvolvimento Sustentável é buscar o equilíbrio entre o crescimento econômico, a preservação do meio ambiente e a resolução das desigualdades sociais, garantindo a qualidade de vida desta e das próximas gerações. Para que o Desenvolvimento Sustentável seja definido e operacionalizado, tem-se a criação e aplicação de sistemas de indicadores ou ferramentas de avaliação que procuram mensurar a sustentabilidade. O Barômetro da Sustentabilidade é um Índice de Sustentabilidade que utiliza indicadores de desenvolvimento que representam a Dimensão Humana e Ambiental, avaliando o nível de Bem-Estar  de ambos. O Território da Cantuquiriguaçu é composto por vinte municípios, os quais estão localizados no Terceiro Planalto Paranaense, sendo uma das regiões com características rurais mais pobres do Estado do Paraná. Assim sendo, o estudo teve como objetivo geral, analisar o nível de sustentabilidade do Território da Cantuquiriguaçu/PR, mediante aplicação da metodologia Barômetro da Sustentabilidade. Em termos metodológicos, a pesquisa é descritiva, documental e predominantemente quantitativa. Os resultados apontaram que o Território da Cantuquiriguaçu/PR classificou-se como Quase Insustentável, ou seja, o nível de sustentabilidade dessa região é considerado “pobre”.


Palavras-chave


Desenvolvimento Sustentável; Barômetro da Sustentabilidade; Indicadores; Território da Cantuquiriguaçu.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


BATALHÃO, André Cavalcante da Silva. O Barômetro da Sustentabilidade como instrumento de acompanhamento do processo de desenvolvimento sustentável. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) – Centro Universitário de Araraquara, Curso de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Araraquara, 2013.

CANTUQUIRIGUAÇU. Associação dos Municípios. Disponível em: Acesso: 08 de outubro de 2017.

CAVALCANTI, Clóvis et al. Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. INPSO/FUNDAJ, Instituto de Pesquisas Sociais, Fundação Joaquim Nabuco, Ministério de Educação, Governo Federal, Recife, Brasil. Outubro 1994. p. 262.

CMMAD, Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.

CNUMAD - Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento: a Agenda 21. In: Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento: a Agenda 21. FEDERAL, Brasil Senado. 1995.

HACHMANN, Flavia et al. Análise do desenvolvimento sustentável na Mesorregião Oeste do Paraná: uma aplicação do barômetro da sustentabilidade. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2015.

HACHMANN, Flavia; RIPPEL, Ricardo. Sustentabilidade e desenvolvimento em uma área de fronteira: uma aplicação do Barômetro da Sustentabilidade no Oeste do Paraná. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, v. 3, n. 1, p. 127-156, 2015.

INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ (IAP). ICMS Ecológico por Biodiversidade. Disponível em: . Acesso em: 14 de out. de 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). Atlas dos municípios da mata atlântica. Ano base 2013. São Paulo: SOS Mata Atlântica, INPE, 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 de outubro de 2018.

IPARDES - INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Base de Dados. 2010. Disponível em http://www.ipardes.pr.gov.br/Pagina/BASE-DE-DADOS-DO-ESTADO Acesso em nov 2018.

IPARDES - INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Base de Dados. 2015. Disponível em http://www.ipardes.pr.gov.br/Pagina/BASE-DE-DADOS-DO-ESTADO Acesso em nov 2018.

IPARDES - INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Cadernos municipais. Disponível em: .. Acesso entre abril e novembro de 2018.

IPARDES. INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL Diagnóstico Socioeconômico do Território Cantuquiriguaçu: 1ª fase: caracterização global. Curitiba, 2007.

IPARDES - INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL Os Vários Paranás: As espacialidades socioeconômico-institucionais no período 2003-2015 / Curitiba: IPARDES, 2017.

OLIVEIRA, Gilson Batista de. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista da FAE, v. 5, n. 2, 2002.

PRESCOTT-ALLEN, Robert. Barometer of Sustainability: Measuring and communicating wellbeing and sustainable development. IUCN, Gland, CH, 1997.

PRESCOTT-ALLEN, Robert. Wellbeing of nations: a country-by-country index of quality of life and the environment. IDRC, Ottawa, ON, CA, 2001.

PRESTES, M. F.; GARCIAS, C. M.; E LIMA, C. A. Manual de Aplicação do Barômetro da Sustentabilidade: uma ferramenta de indicadores para uso em planejamento gestão urbana. In: Apresentado In: V Congresso Luso-Brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável, Brasília. 2012.

SACHS, Ignacy. Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Editora Garamond, 2004.

SICHE, Raúl et al. Índices versus indicadores: precisões conceituais na discussão da sustentabilidade de países. Ambiente & sociedade, 2007.

SIENA, Osmar et al. Método para avaliar progresso em direção ao desenvolvimento sustentável. 2002. 234 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro Tecnológico (CTC), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), Florianópolis, 2002.

VEIGA, José Eli. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Editora Garamond, 2005.




Direitos autorais 2021 Juliane Cardoso, Deise Maria Bourscheidt, Ceyça Lia Palerosi Borges, Elder Antonio Tomassevski

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.