Como ser criativo e inovador no ambiente universitário: um ensaio sob o paradigma do discente digital

How to be creative and innovative in the university environment: an essay under the digital student paradigm

Jairo de Carvalho Guimarães

Resumo


Quais são as relações que orbitam o processo de ensino-aprendizagem em um contexto em que as transformações são recorrentes? Como um professor deve se comportar diante de um cenário de demandas cada vez mais consistentes e iminentes dos alunos? Como definir um aluno que vê no professor uma referência positiva para consubstanciar sua formação intelectual e profissional? É possível que o professor ensine inovando em ambientes acadêmicos diversos e plurais? Quais conexões existem entre educação e espírito empreendedor? Se empreender é consignado como comportamento, como o professor deve agir para estimular e desenvolver o espírito empreendedor de seus alunos? Quais fatores caracterizam o professor criativo? Apesar de inovação como ponto de partida para muitas das evidências reformistas de hoje, pode um professor defender uma relação didática mais humanista, sem abrir mão do modelo tradicional de transposição didática? Essas questões abrem as discussões deste trabalho, que teve como propósito discutir a relevância da iniciativa empreendedora no espaço acadêmico, reforçando a ideia seminal de que um ensino criativo, dinâmico e inovador invariavelmente promove a qualidade do ensino e estimula o estudante, sem colocar em risco a autonomia do professor.


Palavras-chave


Ensino Superior. Docência. Didática. Criatividade. Inovação.

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