A relação entre posicionamento estratégico e adaptações organizacionais em um contexto de educação superior

The relationship between strategic positioning and organizational adaptations in a higher education context

Patrick Queiróz Corrêa, Fábio Dal-Soto

Resumo


As alterações ambientais reforçam a necessidade das organizações adotarem um posicionamento estratégico bem definido e de o sustentarem por meio de adaptações. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar a relação entre o posicionamento estratégico e as adaptações organizacionais realizadas pelo Curso de Administração da Universidade de Cruz Alta. Trata-se de um estudo de caso único, realizado por meio de grupo focal com os membros do Núcleo Docente Estruturante do Curso pesquisado. Os resultados mostram que o Curso possui posicionamento baseado na diferenciação, com foco na qualidade, e realiza várias ações acadêmicas e administrativas que embasam suas adaptações estratégicas. As principais competências distintivas que embasam esse posicionamento estratégico do Curso são as áreas profissionais, os fatores inerentes à universidade e o networking. Além disso, as adaptações realizadas no âmbito do Curso foram influenciadas tanto por necessidades externas quanto internas, mantendo o alinhamento ao seu posicionamento de diferenciação.


Palavras-chave


Posicionamento estratégico; Adaptação organizacional; Curso de Administração.

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