Competências relevantes do forensic accounting: análise do nível de conhecimento dos discentes de contabilidade

Relevant skills of forensic accounting: analysis of the level of knowledge of accounting students

Andresa Izomara Ferreira Lima, Caritsa Scartaty Moreira, Annandy Raquel Pereira da Silva, Ítalo Carlos Soares do Nascimento

Resumo


O presente estudo tem por objetivo analisar o nível de conhecimento dos discentes de Contabilidade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) acerca das competências do Contador Forense. A análise dos resultados foi dividida em três partes, a primeira trata-se do perfil sociodemográfico dos discentes, a segunda aborda sobre os conhecimentos a respeito da contabilidade forense e traz uma nuvem de palavras, com os principais termos citados pelos discentes ao descreverem o que era contabilidade forense, e por último, a terceira parte traz o nível de conhecimento dos discentes a respeito das competências do contador forense. O método de pesquisa empregado foi o survey, por meio de questionário, com perguntas abertas e fechadas, para coleta de dados, sendo um total de 158 participantes. Utilizou-se da Análise Fatorial (AF) para reunir as competências em fatores e assim identificar qual o nível de conhecimento por parte dos discentes. Os principais resultados trouxeram um grau de conhecimento mais elevado acerca das seguintes competências: “Organização de situações não estruturadas”, “Observação de fatos em sua amplitude” e “Resolução de problemas estruturados”, enquanto que a “Análise dedutiva”, “Conhecimento jurídico especifico” e “Compostura”, foram competências que obtiveram menor grau de conhecimento por parte dos discentes. O estudo contribui para a elaboração de novas componentes curriculares em cursos de graduação e pós-graduação possibilitando a formação e capacitação de futuros profissionais. 


Palavras-chave


Competências; Discentes; Contabilidade Forense;

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